banner_governanca_corporativa_1920x400

GOVERNANÇA


CORPORATIVA

O Grupo Noster é um caso bem sucedido de implantação da governança corporativa em grupos familiares. O trabalho, concluído em 2005, envolveu representantes da segunda e terceira gerações da família Alfredo Gulin, resultando na assinatura de um Acordo de Acionistas que estabeleceu os direitos e obrigações de cada acionista, e um modelo de gestão para a corporação.

A governança corporativa ofereceu mais transparência, assegurou o crescimento e o fortalecimento das empresas, além de possibilitar a exploração de novas frentes de negócios, favorecendo a convivência de gerações. Atualmente, a gestão do Grupo Noster está a cargo de três conselhos – Conselho de Administração, Conselho de Família e Conselho de Sócios, que é soberano.

Além da participação na direção de algumas empresas e de conselhos, os acionistas também buscam cursos como o PDA (Programa de Desenvolvimento de Acionistas), promovido pela Fundação Dom Cabral e o Fórum Liderança e Alta Performance, na Escola de Negócios HSM, em São Paulo. Também participam da Family Business Network (FBN) e da FBN Next Generation, rede independente de empresas familiares que promove a troca de experiências entre mais de 3 mil empresas associadas espalhadas por 45 países.