banner_nossa_historia_1920x400

NOSSA


HISTÓRIA

A origem do Grupo Noster está diretamente ligada à trajetória da Família Gulin, de origem italiana, radicada no Paraná desde 1878. Em 1949, surge a primeira empresa a atuar no transporte coletivo, Transporte Coletivo Glória, composta por 10 lotações e fundada por Alfredo Gulin, seu irmão João e pelo amigo Mario De Pol.

Entre os anos 1950 e 1960, os empreendimentos da família se diversificam, abrangendo também a construção civil e a revenda de automóveis. O comando das empresas cabia, então, a Alfredo Gulin e seus cinco irmãos, que se dedicavam em tempo integral à sua consolidação, estruturando valores como lealdade e prioridade ao coletivo.

O crescimento vigoroso dos irmãos Gulin em Curitiba os torna referência em empreendedorismo na cidade, levando a família a investir também no interior do Estado. Nos anos 1980, o controle das empresas começa a migrar para as mãos de integrantes da segunda geração. Mais numerosa, a segunda geração assiste a uma progressiva quebra de sinergia na gestão das empresas.

De modo a impedir eventuais perdas futuras, a solução encontrada é a divisão dos empreendimentos entre os seis ramos familiares, processo iniciado em 1993 e concluído 1997, com a formação de quatro grupos empresariais.

Um dos grupos resultantes da divisão é composto pelos herdeiros de Alfredo Gulin. Denominada Grupo Resistence, a corporação inicialmente reunia a Auto Viação Santo Antônio, a concessionária Copava, a Concretiza Construtora de Obras (atual Víncere Construtora) e a Gulin Consórcios. Em 2005, é concluído um trabalho de governança corporativa que traz avanços e profissionaliza a gestão das empresas do Grupo Resistence.

Os herdeiros de Alfredo Gulin dão início, então, à elaboração do planejamento estratégico, que resulta na venda da Gulin Consórcios e no reposicionamento das marcas da Concretiza Construtora de Obras, que passa a se chamar Víncere Construtora, e do Grupo Resistence, que assume a identidade de Grupo Noster.

Composto pelos oito irmãos acionistas, o Grupo Noster surge como a representação de um novo momento em que suas empresas encontram-se revigoradas e realizam investimentos consistentes.