Incorporadora e construtora: quais as diferenças?

Grupo Noster - 30/04/2024
Incorporadora e construtora: quais as diferenças?

Há grandes diferenças na atuação e nas exigências legais de cada empresa

Embora seus nomes sejam próximos e seus trabalhos estejam interligados, incorporadora e construtora possuem funções distintas e responsabilidades específicas. Compreender essas diferenças é fundamental para tomar uma decisão consciente na compra do seu imóvel, evitando surpresas e garantindo uma experiência mais tranquila e segura.

Incorporadora

A incorporadora, como a Víncere Incorporadora, é a empresa que idealiza, organiza e administra todo o empreendimento imobiliário. É ela quem encontra e negocia a compra do terreno para a construção; contrata os autores e com eles elabora o projeto arquitetônico e de engenharia da obra, definindo as características dos apartamentos, áreas comuns e demais instalações; obtém as licenças e alvarás necessários para a construção; cria a estratégia de marketing e vendas do empreendimento, definindo preços, formas de pagamento e prazos de entrega; contrata a construtora para executar a obra; gerencia o andamento da obra, fiscalizando o cumprimento do cronograma e a qualidade do serviço; entrega as unidades habitacionais aos compradores, de acordo com o contrato e, por fim, administra o condomínio durante o período inicial – até a assembleia de condôminos ser formada.

Construtora

A construtora, por sua vez, é a empresa responsável pela execução física da obra, ou seja, por colocar o projeto da incorporadora em prática. Ela contrata mão de obra qualificada para os diversos serviços da construção, como pedreiros, eletricistas, encanadores, entre outros; adquire os materiais de construção necessários para a obra; gerencia o canteiro de obras, garantindo a segurança dos trabalhadores e o cumprimento das normas técnicas; executa todas as etapas da construção, desde a fundação até os acabamentos e entrega a obra à incorporadora dentro do prazo e com o padrão de qualidade acordado.

Como escolher a incorporadora e a construtora ideais?

Ambas as empresas desempenham papéis cruciais no processo de construção de um imóvel. Se você busca segurança e solidez, a história e reputação da incorporadora devem ser levadas em consideração. Uma incorporadora experiente e com boa reputação no mercado, como a Víncere Incorporadora, oferece mais garantias de que o empreendimento será concluído dentro do prazo e com a qualidade esperada.

 Se você valoriza a qualidade da construção e o cumprimento do cronograma, a experiência e expertise da construtora são pontos chave. Uma construtora com histórico de obras bem-sucedidas e equipe qualificada é essencial para garantir um resultado final impecável. Lembre-se: comprar um imóvel é um investimento significativo, por isso, dedique tempo e atenção à sua pesquisa para tomar uma decisão consciente e segura. 

Qual a importância de uma incorporadora?

Como vimos, a incorporadora está envolvida do início ao fim da obra: do projeto à venda propriamente dita. Por isso, a escolha de uma empresa de confiança e reconhecida traz credibilidade e tranquilidade aos eventuais compradores.

 A Víncere Incorporadora está no mercado curitibano há mais de 40 anos. Trata-se de uma empresa reconhecida na construção e incorporação de empreendimentos em localizações privilegiadas, com plantas bem desenhadas e inovação.


Quer saber mais sobre a Víncere Incorporadora? Acesse www.vincereincorporadora.com.br e conheça nossa história e nossos empreendimentos.