Fundada em 15 de setembro de 1925, no salão paroquial da Igreja Bom Jesus, a Pia União de Santo Antônio nasceu para unir devoção e ação concreta. Desde o início, seu propósito é claro: promover a devoção a Santo Antônio e servir, com amor e dignidade, crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.
O trabalho começou com a distribuição semanal de pão e leite a famílias carentes. Uma tradição que se mantém até hoje, beneficiando cerca de 70 famílias com mantimentos, vale-transporte e outros auxílios.
Entre linhas, agulhas e tecidos, as voluntárias da Pia União geram sustento e esperança. Elas produzem trabalhos manuais que são vendidos em festas e bazares organizados pela instituição, gerando recursos para ampliar o atendimento e fortalecer os projetos.
Em 1990, sob a liderança de Anna Delourdes Dallabona Gulin — então presidente da Pia União e matriarca da família Gulin — nasceu o Centro de Educação Infantil Santo Antônio de Pádua (CEI).
Hoje, com 35 anos de atuação, o CEI mantém o compromisso de ampliar o impacto da instituição, trazendo educação e cuidados integrais para crianças pequenas.
De um atendimento inicial a 50 crianças, o CEI hoje acolhe até 160 meninos e meninas de 1 a 3 anos e 9 meses, com acompanhamento em tempo integral por uma equipe multidisciplinar.
O CEI funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, que encaminha as crianças e fornece recursos para manutenção.
Saiba mais e faça seu cadastro para vagas em creches de 0 a 3 anos: https://cadastro-online.curitiba.pr.gov.br/login
Com 15 anos de história, o Lar Antônia acolhe crianças de 0 a 5 anos encaminhadas pelo Poder Judiciário, por estarem em risco pessoal e social. Muitas chegam em grupos de irmãos e permanecem sob cuidado integral 24 horas por dia. Atualmente, 40 crianças recebem atenção de uma equipe multidisciplinar, em um espaço que combina acolhimento, segurança e estímulo ao desenvolvimento.
O nome é uma homenagem a Dona Antônia, voluntária histórica da Pia União, que continua colaborando com a causa.
Importante: o Lar Antônia não realiza processos de adoção.
A relação da família Gulin com a Pia União de Santo Antônio é profunda e constante. Desde a fundação do CEI até as doações regulares de alimentos e itens de higiene ao Lar Antônia e ao CEI, o vínculo se mantém vivo.
Para o Grupo Noster, apoiar a Pia União é perpetuar um compromisso histórico com a comunidade e com as crianças que representam o futuro.